Vantagens de um closet com portas

Manter o quarto organizado, mesmo com móveis planejados é uma tarefa muito difícil e que poucos conseguem. O closet é um móvel-cômodo que todo mundo quer ter em casa. Uma das suas maiores vantagens é ter mais espaço para guardar roupas, sapatos e acessórios, de maneira organizada.

Antes, a ideia de ter um closet era um luxo, algo que só as pessoas mais ricas podiam ter. Hoje essa realidade é bem diferente, pois com tantas opções acessíveis, qualquer pessoa pode ter um desses.

Na hora de fazer o seu closet, pense no espaço que você tem disponível e como poderá usá-lo da melhor forma. Uma dica muito boa é colocar portas, mesmo que seja um espaço pequeno. Se você já possui um closet, pense na ideia de adicionar portas nele.

A Importância de um Closet com Portas

As portas são parte importante no closet para garantir que a sujeira de fora não entre, não acumulando poeira e deixando os seus pertences sempre limpos e cheirosos. Além disso, também garante mais privacidade para que quem esteja de fora não veja seu interior.

Mais Segurança

Um closet com portas é também mais seguro. Se você tem objetos de valor como joias ou roupas de marca, pode instalar uma fechadura com chave ou sistema eletrônico para que ele fique sempre trancado e seus pertences a salvo.

Além das portas nos armários, use também para fechar o cômodo todo. Com as portas é possível fazer um closet que ligue o quarto ao banheiro, ficando entre os dois. Dessa forma, quando sair do banho você não vai precisar andar muito até chegar nas suas roupas.

Com tantas vantagens, as pessoas estão procurando cada vez mais fazer closets com portas, ou colocar portas em seus closets que já existem.

Tipos de portas para Closets

Quando falamos em portas, a imagem mais rápida que nos vem a cabeça é aquela clássica e simples, feita de madeira, com uma maçaneta metálica. Mas você sabia que existem diversos tipos de porta para closet, e que a escolha da porta certa pode fazer muita diferença na sua funcionalidade?

Ao escolher a melhor porta para o seu closet, tenha em mente quanto espaço vai sobrar e como vai ficar a disposição dos armários no closet. Assim, você consegue otimizar o ambiente ao máximo.

  • Portas de armário, como o nome já diz, esse é o tipo de porta para quem tem um closet pequeno tipo armário. É a clássica porta de madeira com maçaneta que você puxa para abrir, pode ser uma das opções mais econômicas. Além de ser usada para fechar o cômodo todo, a sua utilização nos armários deixa o closet parecido com o estilo de guarda-roupa comum;
  • Portas de correr são ótimas para economizar espaço. Elas não se abrem como as portas de armário e conseguem otimizar melhor o espaço, geralmente se adaptam muito bem em qualquer tipo de closet;
  • Portas duplas são sinônimo de elegância, porém necessitam de um closet maior para que a funcionalidade do espaço não fique comprometida;
  • Portas de vidro transparente são práticas e eficientes. Elas permitem uma melhor visualização das roupas, sapatos e acessórios que estão guardados, assim você não precisa ficar abrindo tudo para procurar o que precisa;
  • Portas sanfonadas são excelentes para quem tem um closet alongado com armários em um só lado da parede. Posicionadas de frente para o armário, elas se abrem completamente fazendo dobraduras;
  • As cortinas não são exatamente portas, mas são uma opção mais econômica. Apesar do valor mais baixo, não oferecem a segurança, qualidade e sofisticação das portas de verdade.

O material e a cor usadas nas portas também são muito importantes, pois não adianta fazer o closet e colocar uma porta totalmente distante do estilo, pois isso vai quebrar o visual e criar um ambiente desagradável.

Otimizar o Closet usando as portas

As portas não servem apenas para manter o closet fechado, se o seu é pequeno, você pode usar as portas a seu favor para otimizar o espaço e dar mais funcionalidade. Aqui vão algumas sugestões de como aproveitar as portas ao máximo:

  • Ganchos: colocar ganchos na parte interior das portas é uma boa ideia pra quem tem muitas bolsas, lenços, cintos, e outros acessórios que possam ser pendurados, e que precisa de uma organização mais rápida e prática;
  • Cestinhas: também do lado de dentro das portas, as cestinhas servem para que você possa guardar pequenos objetos dentro delas;
  • Espelhos: todo closet deve ter um espelho, e nada melhor do que colocá-los nas portas. Fazendo desse jeito, você economiza espaço e, além de toda funcionalidade que um espelho oferece, ele ainda consegue passar a sensação de que o espaço é maior do que a realidade;
  • Decoração: em portas que delimitam a área do closet no quarto é possível criar um efeito igual ao da parede para fazer um closet “escondido”. Aproveite também para fazer decorações e criar um ambiente diferenciado com um painel que você pode utilizar de fundo para fotos.

Conclusão

Um closet pode facilitar muito o seu dia a dia e é uma ótima oportunidade para deixar sua casa mais organizada e os seus pertences mais seguros, além de dar um toque de sofisticação ao seu quarto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *