Prateleira para quarto de bebe: Como Planejar o quarto do bebê

Montar o quarto do bebê é um dos momentos mais esperados por toda a família, e nessa hora é muito importante levar em consideração a praticidade que o cômodo deve oferecer. Todo mundo quer dar uma opinião aqui e ali, mas a verdade é que o espaço deve ser o mais funcional possível, trazendo praticidade e conforto.

O quarto é onde o bebê vai passar a maior parte do tempo e, por isso, deve ser um local seguro e confortável. Mesmo para os pais mais experientes, ainda surgem muitas dúvidas sobre o que é melhor na hora de planejar o quarto do bebê. Qual o melhor uso do espaço? Precisarei de móveis planejados? Quais cores devo escolher? Como vou decorar? Quanto vou gastar?

Muito mais bonitas e funcionais do que os armários e cômodas, as prateleiras ocupam menos espaço e proporcionam mais funcionalidade. Isso, sem contar que o custo benefício das prateleiras é muito melhor para quem quer um quarto bonito e gastando pouco.

Por que prateleiras para quarto de bebê?

Já parou pra pensar no quanto prateleiras são úteis em qualquer cômodo da casa? Seja na cozinha, na sala, no quarto ou no banheiro, elas sempre dão um toque a mais e fazem toda diferença na decoração e na funcionalidade do ambiente.

Apostar em prateleiras é uma boa ideia para quem quer um quartinho bonito e bem organizado. Elas acomodam grande parte dos pertences e podem ser usadas tanto para decorar quanto para otimizar o espaço. Observe quais são as suas necessidades antes escolher qual o melhor modelo de prateleira para o quarto do seu filho.

Ao definir quais objetos e utensílios vão ficar no quarto do bebê, conte com a ajuda das prateleiras para facilitar as atividades do dia a dia, com elas é possível manter tudo o que você precisa ao seu alcance, sem perder tempo e espaço. 

Prateleiras são fáceis de fazer e de montar, elas ocupam menos espaço do que armários e podem ser personalizadas com diferentes cores, formatos e materiais. Essas peças são muito versáteis e ainda ajudam a manter a organização e a beleza do ambiente. 

Você pode usar as prateleiras para colocar o que quiser: ursinhos, brinquedos, livros ou produtos de necessidade como fraldas e lencinhos. Combine com um papel de parede bacana e crie um cantinho agradável no quarto do seu bebê.

Opções em prateleiras

Quando falamos em opções de prateleiras, estamos nos referindo à um universo de possibilidades quase infinito. Elas estão disponíveis em diversos formatos e cores, você pode comprá-las prontas ou mandar fazer do seu jeito.

Antes de escolher qual modelo usar, pesquise por inspirações. Você vai perceber que existem diversas opções de prateleiras com luzes LED embutidas, com ganchos e varões, com acabamentos vazados, nichos e muito mais.

Tenha em mente qual será o estilo de decoração do quarto, pense se quer algo mais clássico, moderno ou colorido e faça uma combinação das prateleiras no conjunto como um todo.

Prateleiras suspensas

As prateleiras suspensas são uma excelente escolha para enfeitar o ambiente. Mesmo em quartinhos de bebês, elas podem ser usadas para expor objetos de decorativos que vão dar aquele toque final na decoração do quarto.

Esse modelo também é ideal para quem precisa de mais espaço, pois ocupa um lugar mais alto na parede, além de ajudar a manter um ambiente charmoso e organizado.

Prateleiras tradicionais

Para quem gosta de um estilo mais clássico e clean, temos as tradicionais prateleiras de madeira brancas e retas que todos já conhecem. Elas atendem muito bem às demandas de organização e decoração em um espaço mais simples.

Esse modelo vai bem com todas as decorações e se adapta a qualquer ambiente, é a opção mais fácil de encontrar e não demanda tanto planejamento pois podem ser usadas de muitas maneiras como um item essencial, ou apenas para criar um pequeno detalhe na ornamentação do quarto.

Prateleiras diferentes

Em quartos divertidos e temáticos, as prateleiras são itens fundamentais na hora de montar uma decoração bonita. Você pode criar um projeto personalizado e mandar fazê-las de acordo com o tema do quarto, fazendo com que esse seja um lugar cheio de alegria e diversão para o bebê.

Saia das tradicionais prateleiras brancas e retas, explore a sua criatividade e crie um ambiente divertido para o seu bebê usando prateleiras coloridas e com formatos diferentes.

  • Prateleiras temáticas: porserem feitas em vários formatos como borboleta, nuvem, flor, urso, árvore ou coração, elas são mais coloridas e divertidas e criam uma composição incrível na decoração;
  • Nichos: existem diversos tipos de nichos geométricos, seu formato vai desde um simples círculo ou quadrado, até mesmo a uma casinha. Faça uma combinação de cores com um papel de parede estampado ou desenhos e pinturas nas paredes, com prateleiras mais simples e alguns objetos decorativos. Em quartos temáticos, os nichos podem ter diversas formas para compor uma parede mais diferenciada.

Cantinhos com prateleiras

  • Cantinho trocador: um espaço essencial e muito usado no quarto do bebê é o trocador. A organização desse espaço é mais difícil pois são muitos os acessórios que precisam ser guardados. As prateleiras podem ser posicionadas acima da cômoda trocador para oferecer mais funcionalidade. Uma boa ideia aqui é usar prateleiras que tenham ganchos ou varões para poder pendurar o porta fraldas e ainda conseguir organizar melhor os itens de higiene como lencinhos, algodões e a farmacinha do bebê;
  • Cantinho de amamentação: um dos momentos mais bonitos e íntimos de uma mãe com seu bebê é a hora da amamentação, por isso, ter um lugarzinho especial e confortável é de extrema importância para os dois. Além da poltrona, as prateleiras também trazem mais conforto a esse cantinho, servindo como um apoio para os acessórios necessários, mas servindo também para posicionar abajures e decorações;
  • Cantinho da leitura: estimular a criatividade dos pequenos é importante desde cedo e, para os bebês, nada melhor do que contar pequenas e curtas histórias. Você pode usar as prateleiras para organizar os livros infantis e brinquedinhos do seu bebê, e também para acomodar a iluminação desse canto.

Conclusão

Prateleiras para o quarto de seu bebê podem ser uma excelente opção na decoração e na organização criando um visual bonito e agradável para um cômodo tão importante da casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *