Saiba Tudo Sobre Cozinha Conjugada com Sala

Cozinha ou sala?

A cozinha e a sala são dois cômodos bastante diferentes e muito usados em uma casa. Ao chegar de um dia cansativo de trabalho, não existe nada melhor do que fazer uma comida bem gostosa e depois parar para assistir aquele filme ou série, não é mesmo?

Antigamente as casas contavam com muito mais espaço físico, as cozinhas eram enormes e as salas maiores ainda. Porém, eram dois ambientes separados e completamente distintos. Geralmente, quem ficava na cozinha não ficava na sala, e vice-versa.

Os ambientes hoje estão mais compactos e, com isso, a cozinha conjugada com sala tem se tornado uma grande tendência entre compradores e arquitetos. Agora além de um local de trabalho, a cozinha também se tornou um ambiente social, e conjuga-la com a sala faz com que essa socialização seja muito mais fácil.

Pensando nisso, arquitetos estão investindo cada vez mais pesado em projetos com móveis planejados e que tenham ambientes integrados uns aos outros, a simplicidade é o mais novo conceito em modernidade. Mas antes de conjugar a sua cozinha e sala, existem dois tipos que você precisa conhecer: a cozinha americana, e a cozinha em conceito aberto.

Cozinha americana x conceito aberto

A cozinha americana, por mais aberta que seja, ainda conta com uma pequena parede ou bancada que divide o espaço entre ela e a sala. É o melhor estilo para quem não tem espaço para uma mesa de jantar, ou que prefere manter a divisão dos cômodos.

A cozinha em conceito aberto é considerada uma versão mais moderna da cozinha americana, seu estilo é um pouco diferente, pois visualmente ela não possui nenhuma divisão com a sala, sendo totalmente integrada ao ambiente.

Nesse estilo são usadas ilhas, onde podem ficar os armários, o fogão ou a pia, e você pode também colocar bancos altos para que sirvam como uma espécie de mesa, e por ser 100% conjugada, o conceito aberto faz com que seja possível ter uma visualização completa do ambiente.

Cozinha conjugada com mesa de jantar

Para quem tem espaço interno de sobra, vale apostar em uma bela mesa de jantar para compor o ambiente, deixando uma singela divisão entre sala e cozinha, mas sem perder a praticidade.

Não é mais necessário ter um cômodo da casa separado só para a sala de jantar, manter ela por perto é muito mais prático, não é preciso deixar as visitas esperando na mesa para pegar algo na cozinha.

Cozinha conjugada com balcão

O balcão é muito útil em cozinhas pequenas, ele ocupa menos espaço do que uma mesa de jantar, mas ainda oferece conforto e praticidade. Ótimo para conjugar a cozinha à sala, mas ainda manter uma certa delimitação entre os dois cômodos.

Não somente em cozinhas pequenas, os balcões também podem ser usados em ambientes maiores, fazendo uma composição com uma mesa de jantar. Dessa forma, é possível fazer as refeições rápidas sem sujar muito, deixando a mesa de jantar apenas para momentos mais especiais.

Vantagens de uma cozinha conjugada

A cozinha é o coração da casa, o cômodo da casa onde as pessoas mais passam seu tempo, e mesmo aquelas que não têm tanto costume de cozinhar ainda utilizam esse espaço com frequência, e a sala é onde costumamos descansar assistindo a um filme ou onde recebemos visitas e nos sentamos para conversar.

Na hora de reunir a família ou os amigos, ter uma cozinha planejada conjugada ajuda e muito na circulação e socialização das pessoas. Ao fazer a junção dos dois ambientes em um só, é possível aproximar as pessoas, sem que elas precisem estar sempre se deslocando de um lugar a outro o tempo todo.

A ampliação da cozinha e sua integração com a sala economiza espaço e faz com a área interna da casa pareça maior do que ela é realmente, melhorando inclusive a iluminação e ventilação do local.

Além desses benefícios, a junção desses dois ambientes ainda valoriza o valor do imóvel. É uma tendência moderna e atual, cada vez mais procurada pelas pessoas. Esteja na moda e faça bonito, beleza e funcionalidade juntas é a mais nova tendência!

Dicas para conjugar a cozinha com a sala

Não importa se você tem muito ou pouco espaço disponível, já sabemos que fazer um ambiente integrado é possível e traz inúmeras vantagens para você e para a casa.

Por ser um conceito que está tão em alta nos dias de hoje, a variedade de móveis e eletrodomésticos para sala e cozinha acompanha o aumento da demanda, oferecendo produtos mais modernos e tecnológicos.

Com tantos avanços na tecnologia, as pessoas procuram ambientes conjugados que realcem e valorizem os seus eletrodomésticos.

Um dos pontos mais importantes na hora de integrar esses dois ambientes é a escolha das cores que vão ser utilizadas no projeto, elas devem harmonizar entre si. Fazer uma boa escolha de cores pode ajudar a delimitar o espaço, separando cozinha e sala de estar. Mas se você não se sente a vontade com a combinação de cores, opte por um projeto mais simples.

O estilo da cozinha deve ser igual ou complementar ao da sala. Se você quiser uma cozinha minimalista, garanta que a sala siga uma linha parecida com essa para que o conjunto como um todo fique bonito e agradável.

Cuidado para não misturar os elementos. Lugar de utensílios de cozinha é na cozinha, e lugar de utensílios da sala é na sala. A organização nesse espaço é fundamental, então invista em armários e estantes que comportem todos os objetos necessários.

A iluminação deve ser a mesma tanto na sala quanto na cozinha para que fique um ambiente bem harmonizado e iluminado. Em cozinhas com bancadas de refeições, uma boa opção de iluminação são os pendentes, pois eles iluminam pontos mais focados.

Se a cozinha ou sala tem muito espaço, você pode colocar um jogo de mesa e cadeiras entre elas e criar um local específico para refeições. A integração de uma sala de jantar vai trazer mais conforto, além de praticidade.

Não se esqueça de sempre reservar uma área de circulação e manipulação de alimentos, o intuito de uma cozinha conjugada com sala é trazer praticidade e funcionalidade, não o contrário.

Móveis para um ambiente conjugado

Os móveis para uma cozinha conjugada com sala podem ser feitos sob medidas, planejados de acordo com a necessidade de cada pessoa. É preciso levar em consideração detalhes como: espaço disponível para o projeto, quantas pessoas moram nessa mesma casa, e como é o dia a dia daquela família.

O planejamento oferece mais organização na hora de conjugar os ambientes de uma casa, pois consegue atender exatamente às demandas da casa, adicionando funcionalidade à vida das pessoas.

Procure opções de trabalhos em marcenaria como armários, mesas, cadeiras, poltronas e estantes. Móveis planejados vão aproveitar mais o espaço e a madeira vai deixar o ambiente mais aconchegante.

Porém, para quem quer maior rapidez, pode também comprar os móveis prontos em lojas. Mas nesse caso é preciso ter um pouco mais de cuidado em como eles vão se estabelecer no lugar. Atenção aos tamanhos para que eles encaixem da forma correta, e ao acabamento pois precisam combinar com o conjunto.

Em um conceito moderno como esse, pisos de madeira e bancadas de pedra valorizam ainda mais o ambiente.

Existem diversas opções no mercado para quem procura móveis para cozinha e sala, a escolha dos móveis corretos vai garantir que a sua cozinha e sala fiquem em sintonia.

Conclusão

Uma cozinha conjugada com sala é uma ótima maneira de deixar a sua casa mais moderna e ao mesmo tempo seus convidados à vontade na hora de recebê-los para um almoço ou jantar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *